Nada estabelece laços mais íntimos do que procurar Deus juntos (Pe. Caffarel)

terça-feira, 14 de julho de 2009

Reflexão sobre os PCE´s

Dois amigos procuraram um sábio, para lhes pedir a fórmula da felicidade. O sábio deu a cada um uma grande escada e mandou que caminhassem com elas, às costas, até o final de determinada planície. Lá os encontraria, para lhes entregar a fórmula pedida.
Os dois partiram e após caminharem algumas horas, um deles foi ficando para trás. O que ficou para trás, pensou: “Se eu cortar um pedaço da escada, ela ficará mais leve e eu alcançarei o meu amigo”, e assim o fez. Passada mais uma hora, voltou a ficar para trás e aplicou a mesma tática, cortando mais um pedaço da escada e o fato repetiu-se mais duas vezes.
Quando chegaram ao final da planície, encontraram um pequeno riacho e do outro lado, estava o sábio com dois livros nas mãos. O sábio disse-lhes: joguem suas escadas sobre o riacho e venham buscar o que me pediram. Os dois jogaram suas escadas, mas só uma delas alcançou a outra margem, pois a outra havia sido cortada e só um dos amigos realizou o seu desejo.
Nós, casais das ENS, somos como aqueles amigos e buscamos alcançar a fórmula da “felicidade conjugal”. O Movimento das ENS dá, a cada um de nós, uma grande escada e nos pede que a coloquemos às costas, durante a nossa caminhada e os PCE’s são os degraus da nossa escada. Um dos amigos que buscava a fórmula da felicidade por preguiça, cansaço ou desânimo, cortou vários pedaços de sua escada e não alcançou seu objetivo.
Os meios (PCE’s) que o Movimento nos oferece, devem ser compreendidos e vividos como caminho de recriação e renovação do amor conjugal e como resgate da união profunda e verdadeira com Deus e com os irmãos.
E nós, casais equipistas, como carregamos a nossa escada? Cortamos ou não conservamos alguns degraus (PCE)? Por qual motivo? Que Regra de Vida podemos traçar enquanto casal, para alcançarmos a fórmula da felicidade conjugal?
Fonte: Equipe 1 - Nossa Senhora Assunção – Lagos (RJ)

Um comentário:

Unknown disse...

Belíssima reflexão, estaremos utilizando em nossa reunião mensal de julho/2010. Parabéns!!! Obrigado!


Casal Lidiane e David da EQUIPE 06 - NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO - Santarém - PA