Nada estabelece laços mais íntimos do que procurar Deus juntos (Pe. Caffarel)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Campanha da Fraternidade - 2011

clip_image002

O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado.

A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem.

Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um micro ecossistema que ainda insiste em viver mesmo diante de um cenário áspero, sendo, portanto, referência ao lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22).

Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus 'gritos de dor', a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Deus, nosso Pai e Criador. / a beleza do universo revela a vossa grandeza, / a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas, / e o eterno amor que tendes por todos nós.

Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra, / e o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça. / A beleza está sendo mudada em devastação, / e a morte mostra a sua presença no nosso planeta.

Que nesta quaresma nos convertamos / e vejamos que a criação geme em dores de parto, / para que possa renascer segundo o vosso plano de amor, / por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.

E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida, / também nós, movidos pelos princípios do Evangelho, / possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor, / o ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo. Amém.

Nice e Luiz

Nenhum comentário: