Nada estabelece laços mais íntimos do que procurar Deus juntos (Pe. Caffarel)

sexta-feira, 13 de maio de 2011

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E A LIBERDADE HUMANA

image

Nesta sexta-feira é 13 de maio e celebraremos dois eventos muito importantes: a assinatura da Lei Área, abolindo a escravidão dos negros no Brasil, em 1888, e a primeira aparição de Nossa Senhora, na cidade de Fátima, em Portugal, no ano de 1917.

Três crianças contam que viram em cima de uma pequena árvore, rodeada de luz, uma moça muito linda, que parecia ter 18 anos. Uma beleza impossível de ser descrita, incomparavelmente superior a qualquer beleza humana. As crianças se assustaram e pensaram em fugir, mas aquela moça, de voz muito doce, as trnaquilizou e disse que era a Virgem Maria, pedindo que não tivessem medo. Disse que voltaria ali durante cinco meses consecutivos, todo dia 13 à mesma hora.

As aparições de Fátima são mensagens proféticas de apelo à conversão, oração ao rosário, de responsabilidade comunitária no mundo e busca de reconciliação com Deus, que leva a uma verdadeira vivência do Evangelho. Esse evento das aparições e a abolição da escravatura se juntam num mesmo tema: a liberdade. Próximos de Deus, somo livres e damos liberdade para os outros. Longe de Deus, ficamos presos às confusões do mundo, ao nosso egoísmo tiramos a liberdade dos outros.

A Virgem Maria é a imagem concreta de alguém que se coloca a viver livremente o projeto divino , que se cumpre em Jesus. Desde seu nascimento até sua assunção, recorda-nos que a beleza do ser humano está no vínculo que tem com /deus, e a plenitude de liberdade humana está na resposta positiva que se dá a Deus. Se ficarmos mais próximos de Deus e vida torna-se mais simples e muito mais livre. A vocação à liberdade é dom de Deus para o bem do mundo. Basta que a usemos para o bem.

Que Maria nos ajude a reconhecer nossa necessidade de Deus e a buscar viver o bem com muito mais liberdade. Tudo o que é de Deus é nosso, acolhamos isso com liberdade.

Nossa Senhora de Fátima: rogai por nós!

Fone: Pe. Gelson Luiz Mikuszka (Gazeta do Povo, 12 mai 2011, p.7)
Nice e Luiz

Nenhum comentário: